quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Forma Nr. 4 : Google Adsense

Conhecido por todos, o Google Adsense é o programa da Google que permite ganhar dinheiro colocando anúncios nos nossos blogs/sites.
No entanto,  são poucos os editores que conseguem realmente tirar pleno partido deste programa e assim conseguir uma renda realmente interessante. Ficam aqui algumas dicas que podem ajudar a aumentar os seus rendimentos:
 
Decidi reunir algumas das melhores dicas ou regras para utilização e optimização de Adsense. Algumas são fruto de todos os testes e optimizações que efectuei nos meus sites ao longo de quase 2 anos. Outras são fruto da investigação que faço desde Setembro de 2005, altura em que me interessei pela optimização Adsense e tive resultados imediatos. Algumas das técnicas foram ainda confirmadas ou sugeridas pela equipa de suporte do Adsense, quando participei em Novembro de 2006 no Google University a convite deles.

1. Se ainda não tem conta Adsense criada, espere para que o primeiro site a submeter tenha conteúdo suficiente para ser aprovado. Sites seguintes não requerem aprovação do Google.

2. Os termos de utilização da conta Adsense são mesmo para ler. O não conhecimento das regras não desculpa a má utilização. É frequente também haver actualizações aos termos de utilização como aconteceu recentemente com o posicionamento de imagens junto a blocos de anúncios. Convém estar atento. Não entrem em esquemas fraudulentos de clicks ou de geração de tráfego. O Google tem mecanismos automáticos de detecção que geram alertas em casos destes e poderão ser verificados manualmente.

3. Não há regras de ouro que se aplicam a qualquer site ou a qualquer tipo de nicho. Os melhores resultados resultam de testes de diferentes posicionamentos, cores e formatos. Uma das chaves para o sucesso é testar…testar…testar…

4. 95% da informação que podem aprender sobre optimização Adsense está disponível grátis na Internet. Não vale a pena gastar dinheiro em livros ou ebooks. Usem os novos recursos disponibilizados pelo Adsense integrados na conta na secção recursos. Usem também e linkem para esta checklist.

5. Aumento da cobertura – quantas mais páginas tiverem anúncios Adsense, maiores a probabilidade de os ganhos aumentarem. Atenção que em alguns tipos de páginas não são permitidos ter anúncios como pop-ups, etc.

6. Tráfego é a chave do sucesso! Por muito bom que um nicho de mercado seja, se o tráfego de um site for pequeno, os ganhos nunca serão grandes. Investir em ter tráfego real e utilizadores que chegam de diversas fontes, em especial de motores de pesquisa é fundamental.

7. Quanto melhor a relevância do conteúdo para o anunciante e a qualidade vs quantidade do texto, melhor o valor de cada click. Vale a pena investir em boas páginas de conteúdo, ainda que sejam visitadas menos vezes. Se forem páginas com visitas provenientes de motores de pesquisa, melhor será o resultado.

8. Anúncios que aparecem primeiro no código tendem a ter um valor mais alto. Por outro lado devem sempre ser colocados anúncios na parte visível do site quando se abre (above the fold). O CTR destes deverá ser maior. Usem o section targeting para dar ênfase a determinado conteúdo.

9. Nos blogs ou no final de artigos informativos, funciona muito bem a colocação de um bloco 336×280 ou similar. Estes convertem muito bem porque costumam mostrar anúncios relevantes e quando o utilizador procura mais informação sobre o assunto que acabou de ler, tende a continuar a sua procura na publicidade contextual disponibilizada.

10. Cores – os anúncios devem usar o esquema de cores do site. Costuma funcionar melhor quando se usa para a cor dos links, a mesma cor usada nos links do site. Embora não use, está normalmente assumido que o Azul usado nos links default de qualquer página poderá funcionar melhor. A utilização dessa cor dependerá da integração ou não no design do site. Não usem as templates standard do Adsense. Estas estão muito divulgadas e resultarão num CTR menor, Ad-blindeness.

11. Blending - usar a mesma cor para o border e background do anúncio. Para uma melhor integração estas devem ser iguais ao background da página no local onde são colocadas. Quando o anúncio é misturado com o texto então não deve ter border visível nem o background se deve distinguir do restante espaço da página. Os anúncios não podem ser a parte de maior destaque num site. Não podem produzir Ad-blindness.

12. É possível usar uma funcionalidade que alterna entre até 4 esquemas de cores diferentes. A alteração poderá dar-se apenas na cor do link e funciona muito bem. O seu uso pode ser interessante em fóruns, ou em sites em que os utilizadores passam muito tempo online e são visitantes frequêntes.

13. Com as novas regras para evitar clicks acidentais, é interessante dar maior relevo à cor do url do anúncio. Resultará numa maior notoriedade e tendência para aumento do CTR.

14. Os formatos maiores tendem a converter melhor, ex: 336×280. Estes ocupam também mais espaço e por vezes os anúncios mais pequenos, mas bem integrados no design ou com posicionamento melhor são mais rentáveis.

15. Os formatos maiores devem ser activados sempre que possível para mostrar anúncios de texto e de imagem. A competição pelo espaço aumentará e a variedade de anúncios também. Desta forma também não se impede que uma boa campanha baseada em imagem ou vídeo não rentabiliza melhor esses blocos. Anúncios de Vídeo têm um valor mais elevado.

16. Os blocos de links são um formato a ter sempre em conta e que consome pouco espaço. Desde que é possível ter 3 destes blocos mais importante poderá ser a sua utilização. Têm os inconvenientes que é preciso dois clicks para converter, um primeiro na keyword e um seguinte num dos anúncios que aparecem e que não é possível customizar as cores da página onde aparecem os anúncios. No entanto o utilizador poderá mais facilmente fazer back depois do primeiro click num anúncio e voltar a testar outro dos blocos, resultando num CTR melhor.

17. O Adsense for search normalmente não rentabiliza bem diariamente. No entanto usando este formato estamos sempre a adicionar uma excelente funcionalidade que devidamente optimizada e integrada resulta numa melhor experiência para os utilizadores do site. Fazendo as contas anualmente aos ganhos que pode produzir poderão não ser menos prezáveis em muitos sites. Pode também ser usada para ajudar a perceber o que os utilizadores procuram no nosso site através da funcionalidade de reporting disponibilizada.

18. A utilização de critérios personalizados e de url devem ser sempre usados para um correcto conhecimento do CTR e eCPM de cada anúncio. Em sites grandes prefiro usar critérios para as secções do site. Em blogs uso os critérios de acordo com o posicionamento ou formato do bloco. É possível usar até 5 critérios para cada anúncio, no entanto gosto de usar apenas um para não confundir a análise nos relatórios.

19. Sempre que um site comece a ter um tráfego considerável ou seja muito relevante em determinado nicho, convém usar a segmentação e mostrar esse critério aos anunciantes como um posicionamento de anúncio. Uma descrição e posicionamento relevantes poderão trazer ganhos importantes de anúncios não contextuais.

20. É necessário pensar antecipadamente no design de um site ou de um theme para um blog relativamente às possibilidades que este terá para integrar os blocos de anúncios (adsense em blogs). As dimensões dos banners mais frequentes são para saber de cór. Porquê ter uma coluna de 110 pixels de largura se com 120 permite ter um bloco Adsense? E porque não 160 em que os anúncios aparecem com uma disposição melhor? Porque um site de 700pixels de largura se por ex com 728 já permite ter o maior bloco de Adsense?

Estas lista não está ordenada por qualquer tipo de critério. Tal como disse não há uma fórmula mágica, convém testar e analisar. A nova opção de gestão de anúncios facilita muito esta tarefa.

Dica bónus: As referências são ainda outro tipo de anúncio que podem completar os rendimentos de um site. Embora já não esteja disponível, consegui bons resultados referindo o Picassa num site na secção com galeria de imagens. Existem mais produtos, mas limitados no mercado e língua Portuguesa. É preciso procurar se existe algum que sirva os interesses dos visitantes. O Firefox poderá ter resultado em alguns sites: Navegue mais rápido. Faça download do Firefox com o Google Toolbar.
 

13 comentários:

  1. Tenham em mente que o que conto aqui são experiências que funcionaram pra mim. Pode ser que você tenha resultados completamente diferentes. Não garanto nada. Além disso, é quase impossível que alguma dessas dicas seja completamente original, dada a quantidade absurda de informações e dicas sobre o adsense que podemos encontrar pela web afora.

    Sempre coloque seus anúncios “acima da dobra” (above the fold, pros íntimos)

    Isso mesmo. Bem óbvio, mas não custa lembrar. Anúncios do adsense colocados abaixo da dobra, ou seja, fora da visão do usuário — caso ele não role a tela para baixo — são uma completa perda de tempo.

    Vejo muita gente dizendo por aí que, em blogs, blocos do adsense de 300×250 ou 336×280 ao fim de cada post funcionam muito bem. Bullshit! Quase ninguém clica. E, creio que isso tenha uma relação direta com a próxima dica.

    Quem clica mesmo no adsense — e em qualquer outro anúncio no mesmo estilo — são os paraquedistas (usuários vindos de sites de busca). Aproveite-se disso

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  2. Venho percebendo esse padrão há algum tempo e agora confirmei minhas suspeitas usando o AdSpyTracker (programinha muito legal de estatísticas para o adsense. Custa Custava $9,99 dólares [agora custa $49] e você pode recuperar essa grana usando o programa de afiliados). Mais de 90% dos cliques em anúncios do adsense vêm de usuários que chegaram ao meu blog por meio de algum site de busca.

    Sendo assim, tento tirar algum proveito desse fato, destacando um pouco mais os anúncios para esses usuários. Ultimamente, tenho colocado o bloco de 336×280 de dentro do post entre o título e o conteúdo. Para os usuários que chegam ao blog por outros meios — ou seja, os leitores fiéis –, o anúncio flutua ao longo do conteúdo. Os resultados têm sido excelentes e não tenho reclamações de usuários.

    [update] Uma maneira simples de saber se o usuário veio de um site de busca é instalar o plugin landing sites. Teste assim:






    O único problema é que ele não inclui os sites nacionais de busca, como UOL, Terra e IG. Eu fiz uma modificação na versão 1.3 do plugin para incluir estes sites. Se te interessar, pegue o código arquivo modificado.

    Não tenha vergonha na hora de posicionar seus anúncios. Quem reclama deles provavelmente não tem contas a pagar

    Ou seja, se vai fazer, faça direito. Não adianta colocar um botãozinho de 125×125 no final da barra lateral. Use os formatos maiores, de preferência os retângulos de 300×250 e 338×280. Sempre acima da dobra.

    Anúncios são intrusivos. Ponto. Mesmo os anúncios do adsense, que são contextuais. Se você não pode conviver com isso, é melhor retirar todos os anúncios de seu site ou então se conformar em pagar, no máximo, a conta da hospedagem com seus lucros. Claro, se for este o seu objetivo, vai fundo, não sou eu que vou criticar.

    Se uma parcela muito grande dos seus leitores começar a reclamar dos anúncios, pode ser que você esteja exagerando e transformando a experiência deles ao usar seu site em um pesadelo. Se apenas alguns malas reclamarem, recomende que usem algum meio de bloquear os anúncios (adBlock, por exemplo) ou simplesmente ignore.

    Há uma cultura idiota por aqui — e não sei se é só por aqui — de que ganhar dinheiro é algo feio e sujo. Parece que alguns ignoram o fato de que as contas têm um poder quase sobrenatural de chegar na sua casa todo mês. E você tem que pagar, senão…

    Anúncios são uma forma legítima de ganhar dinheiro e proporcionam a você algo muito prazeroso, que é a possibilidade de ganhar dinheiro fazendo o que faria de graça.

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  3. Use títulos da cor de seus links e esconda ao máximo as URLs

    Esse é um achado recente. Copiei do Darren Rowse. Na hora de escolher a paleta de cores para seus blocos de anúncios do adsense, use para os títulos a mesma cor usada para os links em seu template e não use borda e cor de fundo de cores diferentes da cor do fundo da área onde os anúncios serão inseridos. E use para a URL (caso o formato escolhido exiba a URL) uma cor que tenha o mínimo possível de contraste com a cor de fundo.

    O meu palpite é que quando a URL do anúncio é menos visível, este fica com menos “cara de anúncio” e é mais provável que renda um clique. Se alguém tiver uma explicação melhor, me diga.

    Faça testes A/B sempre que estiver em dúvida.

    Achar o posicionamento, formato e paleta de cores perfeito para os seus anúncios é algo que pode demorar algum tempo. E a maneira mais efetiva de se chegar a um resultado satisfatório é fazendo testes A/B.

    Testes A/B são testes em que você apresenta duas soluções que diferem entre si por um único fator, em situações idênticas e com a mesma freqüência.

    Por exemplo, digamos que a o texto dos seus anúncios seja preto. Mas você fica se perguntando se não seria melhor que fosse laranja. Um teste A/B pode tirar essa dúvida em pouco tempo.

    Existem duas maneiras de fazer testes A/B com anúncios do adsense. Uma foi apresentada pelo próprio google, e é feita no cliente, usando javascript.

    A outra é feita no servidor, usando uma linguagem como PHP, por exemplo. Não vou explicar isso em detalhes por aqui. Basta saber pegar um número aleatório entre dois possíveis e sabe usar um IF. Se não souber, use a solução oficial que é mais jogo pra você.

    E é isso. Você não vai ficar milionário usando essas dicas, mas pode ser que lhe ajudem a obter melhores resultados com seus anúncios do adsense.

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  4. Post bem interessante…
    Eu estou fazendo experimentos no meu blog desde que coloquei ads.
    Achei bem legal os links patrocinados do Buscape, que nos permite colocar os links onde quisermos, no formato que quisermos e com os nossos critérios/palavras-chave.

    Vou ver no que posso melhorar meus ads!

    Abraço!

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  5. Uma outra sugestão que colhi na net (e não lembro a fonte) foi o fato de não usar vários blocos de anúncios na mesma página.

    Usando 1 ou 2 os anúncios com maiores CPC serão exibidos e com isso nosso rendimento pode ser maior.

    Esta dica: “[...] use para os títulos a mesma cor usada para os links em seu template e não use borda e cor de fundo de cores diferentes da cor do fundo [...] ” é muito boa, sempre a utilizei também. Só desconhecia o esquema para esconder a URL, não tinha me atentado a isso.

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  6. Realmente, muito boas as dicas, é muita hipocrisia entrar num site e esperar que ele não tenha nenhum ad.
    To tentando seguir algumas das dicas entre outras q eu ja li!!

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  7. É como você disse, “Pode ser que você tenha resultados completamente diferentes”, a maior parte dos cliques que recebo são de um anuncio no fim da página, um quadrado 300 X 250. Por acaso desde de que coloquei esse tipo de anuncios no lugar do banner 468 X 60 (acho q era esse o formato), o número de cliques aumentou expressivamente. Estou começando a pensar no caso de colocar um quadrado 336 X 280 e ver se aumentam os cliques.

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  8. Ainda não tenho site mais ele já está em andamento…
    entrei nesse site justamente para que o meu site ficasse melhor…
    valew ae pelas dicas

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  9. Atualmente diversos clientes tem me pedido desenvolvimento de sites para poder ganhar dinheiro com Adsense, Buscapé, etc.

    Muitos tem a ilusão de que ficarão ricos ou deixarão de trabalhar para ficar empenhados só nisso, mas sabemos e digo para eles que apesar de já ter houvidos histórinhas sobre isso eu não conheço ninguém que ganhe o bastante para deixar de trabalhar por causa dos ganhos com os anúncios e tão pouco ficar rico, risos…

    Mas fazendo um site bem feito, de conteúdo e posicionando os anúncios de forma que fiquem juntos aos do conteúdo dá um bom resultado, principalmente se o site for feito para pessoas novatas na internet que não saibam que aquilo é um anúncio (se bem que apredem ligeiro e no primeiro clique).

    Parabéns pelo excelente site e continue assim.

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  10. Bom post,

    Sou a favor que ads abaixo da dobra, não funcionam.
    Mais, anuncios de imagens, não dão resultado e quanto maior o blending (cores e texto igual aos posts ou conteúdo) melhor, pois os visitantes clicam neles sem se aperceberem.

    Outra boa dica, é colocar links de “referals”, tipo Adsense, Adwords e outros misturados no conteúdo dos posts.

    Tive essa experiência em meu blog, com links para o Adsense (referal) e obtive bastantes inscrições no mesmo através desses links.

    Viva o Google – Adsense, o melhor amigo do homem !!!

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  11. e pra quem quiser mais algumas dicas bem úteis vale a pena acessar: http://www.sodinheiro.info

    Abraços a todos e bons negócios!

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  12. Atualização do Google PageRank 201312 de dezembro de 2013 às 15:31

    Fiquei sabendo, através de um tweet do JV, que o Google havia atualizado o PageRank. Para quem não sabe, Pagerank é uma família de algoritmos do Google que define um peso numérico para uma página da Internet. O Page rank varia de 0 até 10 (mais importante) e equivale à "reputação" do seu site. Quanto maior for seu Pagerank, mais conhecido e respeitado é seu site.

    Assim como a maioria dos blogueiros eu também acreditava que não haveriam mais atualizações de PR. Já faz um bom tempo que leio por aí que esta métrica vem perdendo a importância, mais eis que o Google nos surpreende mais uma vez. Penso que se o pagerank realmente tivesse perdido a relevância, ele não seria mais atualizado.

    Sendo assim, corram até um dos inúmeros sites que calculam o pagerank e vejam como anda a autoridade de seu blog junto à busca do Google.

    Nós usamos as ferramentas Calcular Pagerank e o PR Checker para fazer o cálculo do PR do Dicas Blogger e muito nos alegrou saber que voltamos ao PR=6, perdido em 2009 quando mudamos para domínio próprio. Acreditamos que este valor seja um dos mais altos em matéria de metablogs nacionais.

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